Seguidores

Projetos

PROJETO
MUNDINHO AZUL

I – JUSTIFICATIVA:

          Uma das maneiras de auxiliar as crianças a enfrentarem as dificuldades de suas vidas, é proporcionar experiências que incentivam habilidades e atitudes essenciais para o desenvolvimento intelectual e social da criança, levando-a a descobrir a  alegria de viver em um ambiente rodeado de bem estar.. Contando com esta “alegria de viver” que se faz constante em nossas crianças e aliando a esse fato a curiosidade peculiar desta faixa etária, este projeto foi elaborado visando os maiores interesses do Centro de Educação Infantil Municipal Ipomeia, que escolheu o tema .
A Contação de histórias e a preservação do meio ambiente sendo então o tema para o projeto para a feira multidisciplinar Municipal , cujo titulo principal é o Mundinho” baseado na Literatura infantil.
Este projeto procurará  desenvolver nas crianças atitudes para que estas aprendam a preservar o meio em que vivem, respeitar o próximo e para que se sintam envolvidas num mundo maravilhoso de se viver.

II – OBJETIVOS GERAIS:

    • Perceber a dependência dos seres vivos em relação ao meio ambiente, em especial a água.
    • Reconhecer a ação do homem na transformação do meio ambiente, principalmente no que diz respeito à natureza e sua preservação.
    • Perceber a importância de se viver em um mundo de paz e harmonia, preservando a natureza.
    • Compreender o valor do respeito pelo outro e pela natureza
    •   Elaborar atividades onde se façam necessários o uso da observação, da comparação e da formulação de hipóteses;

HISTÓRIA DO MUNDINHO AZUL



A PROFESSORA DO PRÉ II MATUTINO E VESPERTINO  THAÍSA PAVIANI PERREIRA CONFECCIONOU A HISTÓRIA DO MUNDINHO EM FICHAS  , USANDO PAPEL CARTÃO. PARA ASSIM,PODER TRABALHAR  SEQUENCIA , INICIO,MEIO E FIM INCENTIVANDO-OS AO CONTO E RECONTO.

 ERA UMA VEZ.....
 
O MUNDINHO É UM PLANETA ESPECIAL... QUE VIVE NUM ESPAÇO... QUE PARECE NÃO TER FIM.




 
NO COMEÇO, MUITAS ESPÉCIES DE ANIMAIS E DE PLANTAS VIVIAM EM HARMONIA NO MUNDINHO. ASSIM, O MUNDINHO ESTAVA SEMPRE FELIZ!

ELE GOSTAVA DE OUVIR O LINDO CANTO DOS PÁSSAROS E O SOM DAS CACHOEIRAS. RESPIRAVA DEVAGAR PARA SENTIR O AROMA DE SUAS MATAS E DE SUAS DOCES FLORES.
                  

                                                       
DIVERTIA-SE OBSERVANDO OS ANIMAIS BRINCANDO SEM PARAR NAS SUAS TERRAS E ÁGUAS.
                                                                                          

ATÉ QUE UM DIA, DE REPENTE, CHEGOU LÁ OUTRO SER: UM HOMENZINHO. TODOS OLHARAM PARA ELE UM POUCO ASSUSTADOS, POIS NÃO O CONHECIAM. ENTÃO, O MUNDINHO, MUITO AMÁVEL, FOI DIZENDO:
__AMIGO, SEJA BEM-VINDO, VOCÊ PODE HABITAR AQUI CONOSCO.
E O HOMENZINHO AGRADECEU E FICOU.

O TEMPO PASSAVA E MAIS HOMENZINHOS CHEGAVAM PARA MORAR LÁ. O MUNDINHO, SEMPRE MUITO LEGAL, SORRIA PARA ELES E OS AJUDAVA.

MAS, COM O PASSAR DOS ANOS, O MUNDINHO FOI FICANDO DIFERENTE, NÃO SORRIA MAIS COMO ANTES E CHORAVA DE TRISTEZA. OS HOMENZINHOS CADA VEZ MAIS INVADIAM, DESTRUINDO SUAS FLORESTAS PARA CONSTRUIR COISAS QUE ACHAVAM IMPORTANTES. ESSAS COISAS SOLTAVAM FUMAÇA E SUJAVAM SEUS RIOS E LAGOS.



A POLUIÇÃO AUMENTOU, E NÃO DEMOROU MUITO PARA OS ANIMAIS COMEÇAREM A DESAPARECER. PORQUE JÁ NÃO PODIAM MAIS COMER NEM RESPIRAR. O MUNDINHO CHORAVA MAIS E MAIS A CADA DIA. SUAS LÁGRIMAS ERAM TANTAS E TÃO GRANDES QUE FORAM INUNDANDO TUDO. OS HOMENZINHOS FICARAM COM MEDO, POIS ALGUNS ESTAVAM SE AFOGANDO E MORRENDO.




ENTÃO, UM DELES FALOU PARA OS DEMAIS:
__ QUANDO CHEGAMOS EU DISSE QUE, PARA VIVER AQUI, ERA PRECISO TRABALHAR PRESERVANDO O MUNDINHO EM PRIMEIRO LUGAR, CUIDANDO DELE!
E O OUTRO CONTINUOU:
__E NÃO FOI O QUE FIZEMOS, POR ISSO AGORA ESTAMOS SOFRENDO...
                TODOS, MUITO ARREPENDIDOS, CONCORDARAM COM OS DOIS E FORAM PEDIR DESCULPAS AO MUNDINHO PELA FALTA DE CONSCIÊNCIA, POIS SÓ HAVIAM PENSADO EM SI PRÓPRIOS E EM SEUS DESEJOS.


 

O MUNDINHO PENSOU, PENSOU, E TEVE UMA IDEIA:
__ AMIGOS, AINDA PODEMOS NOS SALVAR, É SÓ TRABALHARMOS JUNTOS PARA ISSO!
                ASSIM, DAQUELE DIA EM DIANTE, TODOS UNIDOS INICIARAM UM TRABALHO MARAVILHOSO: CUIDAR DO MEIO AMBIENTE E PRESERVAR TODOS OS SERES.

***************************************************************************

A professora do Pré I Matutino Graciela Aparecida Meisterlim também trabalhando o projeto Mundinho azul confeccionou a história O Mundinho dos animais, desafiando e desenvolvendo o raciocínio lógico e geométrico oportunizando assim o aprender e o brincar ao mesmo tempo.
O Mundinho dos Animais


 Era uma vez um mundinho. Onde viviam muitos animais, de vários tamanhos, tipos e cores. Os animais encontravam-se por todo o mundinho, em sua águas, rios, oceanos, lagos, terras, florestas, campos e cidades.



  O cachorro vive na terra, possui quatro patas, tem o corpo coberto de pelos, se alimenta de ração e outros alimentos e nascem da barriga da mãe.


O coelho vive na terra, possui quatro patas, tem o corpo coberto de pelos, se alimenta de pastos e folhas verdes, nascem da barriga da mãe.

A cobra rasteja, vive na terra, se alimenta de ratos e outros pequenos animais e nascem de ovos.

Peixes animais que vivem na água, nascem de ovos, tem nadadeiras e seu corpo é coberto de escamas.

Sapos vivem tanto na água como na terra, respiram pela pele e se reproduzem por ovos, na água, alimentam-se de insetos.

  Pássaros animais que tem o corpo coberto de penas, possuem bicos, asas, dois pés, nascem de ovos.

 Morcegos possuem o corpo coberto de pelos, nascem da barriga da mãe, tem asas, gostam de lugares escuros, alimentam-se de sangue de outros animais e também de frutas.
 Vamos proteger os nossos animais!!

*********************************************












5 comentários:

  1. ACHEI MUITO INTERESSANTE, POIS ALÉM DE CONTAR A HISTORIA VOCÊ TRABALHA COM A COORDEÑAÇÃO MOTORA E TODOS OS ALUNOS PARTICIPAM CONSTRUINDO A HISTORIA.

    ResponderExcluir
  2. Olá profe, achei muito interessante boa dica de trabalho, desenvolverei como meu alunos também. Abraços...

    ResponderExcluir
  3. QUE LINDO! ACHEI INTERESSANTE E MUITO CRIATIVO, PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  4. Muito Lindo! Parabéns pelo trabalho realizado.

    ResponderExcluir
  5. Achei super interessante. Irei adaptar para as crianças da Creche II (2 anos)

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião. Seu comentário é muito importante para mim. Obrigada pela visita! Volte sempre!!