Seguidores

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

História da Galinha Ruiva

Sugestões de atividades para o projeto da galinha ruiva


 Era uma vez uma galinha ruiva, que morava com seus pintinhos numa fazenda. Um dia ela percebeu que o milho estava maduro, pronto para colher e virar um bom alimento. A galinha ruiva teve a idéia de fazer um delicioso bolo de milho. Todos iam gostar! Mas era muito trabalhoso... ela precisava de bastante milho para o bolo. Quem podia ajudar a colher a espiga de milho no pé? Quem podia ajudar a debulhar todo aquele milho? Quem podia ajudar a moer o milho para fazer a farinha de milho para o bolo? Foi pensando nisso, que a galinha ruiva encontrou seus amigos:

- Quem pode me ajudar a colher o milho para fazer um delicioso bolo?

- Eu não, disse o gato. Estou com muito sono

- Eu não, disse o cachorro. Estou muito ocupado.

- Eu não, disse o porco. Acabei de almoçar.

-Eu não disse o pato. Está na hora de brincar.

Todo mundo disse não. Então, a galinha ruiva ficou triste e foi preparar tudo sozinha: colheu as espigas, debulhou o milho, moeu a farinha, preparou o bolo e colocou no forno. Quando o bolo ficou pronto... Aquele cheirinho bom de bolo foi fazendo os amigos se chegarem. Todos ficaram com água na boca.

Então a galinha ruiva disse:

- Quem foi que me ajudou a colher o milho, preparar o milho, para fazer o bolo? Todos ficaram bem quietinhos. (Ninguém tinha ajudado.)

- Então quem vai comer o delicioso bolo de milho sou eu e meus pintinhos, apenas. Vocês podem continuar olhando. E assim foi: a galinha e seus pintinhos aproveitaram a festa, e nenhum dos preguiçosos foi convidado.

Atividade:

    As crianças ouvirão a história da galinha ruiva, e farão o reconto da mesma, confeccionarão os personagens e, com eles, representarão a história em teatro de fantoches.

    Objetivos:
    Proporcionar às crianças o conhecimento de histórias que desenvolvam a oralidade e a escrita e permitam a reflexão sobre respeito, cooperação e trabalho.
    Confeccionar os personagens da história para utilizá-los na representação do Teatro de fantoches.
    Trabalhar com diferentes materiais expressivos.

Material: EVA de várias cores, Cola para EVA , Marcador permanente , olhos móveis, palitos de dentes e churrasco.

Modo de fazer:

    Fazer os desenhos dos personagens. Desenhar as partes separadamente e recortar (corpo da galinha, asas, pés, bico, crista).
    Riscar cada parte no EVA e recortar.
    Cole com a Cola de EVA  todas as partes. Espere secar bem.
    Cole palitos de churrasco por trás dos personagens e monte a história tridimensionalmente ou apresente o Tetro de fantoches. 

História para imprimir , é só salvar!!!





 

3 comentários:

  1. Oi Lucimar!
    Muito obrigado pelo carinho!
    Adorei o seu blog, espero que me visite sempre como te visitarei!

    Bjos ( já estou te seguindo):)

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Vim conhecer o blog, já estou seguindo!! Gosto da história da galinha ruiva!! No meu estágio fiz um teatrinho com televisão de papaelão, as crianças gostaram!!
    Bjus
    anacristinaschardosim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, gostei muito do seu blog. Essa história é ótima vou trabalhar com minha turma de maternal. Vou fazer os personagens em eva e contar no flanelógrafo ou na caixa de teatro. Se quiser trocar ideias tenho algumas no meu blog profraquelgirardi.webnode.com

    Abraços e obrigado

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião. Seu comentário é muito importante para mim. Obrigada pela visita! Volte sempre!!