PROJETO
MUNDINHO AZUL
I – JUSTIFICATIVA:
Uma das maneiras de auxiliar as crianças a enfrentarem as dificuldades de suas vidas, é proporcionar experiências que incentivam habilidades e atitudes essenciais para o desenvolvimento intelectual e social da criança, levando-a a descobrir a alegria de viver em um ambiente rodeado de bem estar.. Contando com esta “alegria de viver” que se faz constante em nossas crianças e aliando a esse fato a curiosidade peculiar desta faixa etária, este projeto foi elaborado visando os maiores interesses do Centro de Educação Infantil Municipal Ipomeia, que escolheu o tema .
MUNDINHO AZUL
I – JUSTIFICATIVA:
Uma das maneiras de auxiliar as crianças a enfrentarem as dificuldades de suas vidas, é proporcionar experiências que incentivam habilidades e atitudes essenciais para o desenvolvimento intelectual e social da criança, levando-a a descobrir a alegria de viver em um ambiente rodeado de bem estar.. Contando com esta “alegria de viver” que se faz constante em nossas crianças e aliando a esse fato a curiosidade peculiar desta faixa etária, este projeto foi elaborado visando os maiores interesses do Centro de Educação Infantil Municipal Ipomeia, que escolheu o tema .
A Contação de histórias e a preservação do meio ambiente sendo então o tema para o projeto para a feira multidisciplinar Municipal , cujo titulo principal é o Mundinho” baseado na Literatura infantil.
Este projeto procurará desenvolver nas crianças atitudes para que estas aprendam a preservar o meio em que vivem, respeitar o próximo e para que se sintam envolvidas num mundo maravilhoso de se viver.
II – OBJETIVOS GERAIS:
- Perceber a dependência dos seres vivos em relação ao meio ambiente, em especial a água.
- Reconhecer a ação do homem na transformação do meio ambiente, principalmente no que diz respeito à natureza e sua preservação.
- Perceber a importância de se viver em um mundo de paz e harmonia, preservando a natureza.
- Compreender o valor do respeito pelo outro e pela natureza
- Elaborar atividades onde se façam necessários o uso da observação, da comparação e da formulação de hipóteses;
HISTÓRIA DO MUNDINHO AZUL
A PROFESSORA DO PRÉ II MATUTINO E VESPERTINO THAÍSA PAVIANI PERREIRA CONFECCIONOU A HISTÓRIA DO MUNDINHO EM FICHAS , USANDO PAPEL CARTÃO. PARA ASSIM,PODER TRABALHAR SEQUENCIA , INICIO,MEIO E FIM INCENTIVANDO-OS AO CONTO E RECONTO.
ERA UMA VEZ.....
O MUNDINHO É UM PLANETA ESPECIAL... QUE VIVE NUM ESPAÇO... QUE PARECE NÃO TER FIM.
NO COMEÇO, MUITAS ESPÉCIES DE ANIMAIS E DE PLANTAS VIVIAM EM HARMONIA NO MUNDINHO. ASSIM, O MUNDINHO ESTAVA SEMPRE FELIZ!
ELE GOSTAVA DE OUVIR O LINDO CANTO DOS PÁSSAROS E O SOM DAS CACHOEIRAS. RESPIRAVA DEVAGAR PARA SENTIR O AROMA DE SUAS MATAS E DE SUAS DOCES FLORES.
DIVERTIA-SE OBSERVANDO OS ANIMAIS BRINCANDO SEM PARAR NAS SUAS TERRAS E ÁGUAS.
ATÉ QUE UM DIA, DE REPENTE, CHEGOU LÁ OUTRO SER: UM HOMENZINHO. TODOS OLHARAM PARA ELE UM POUCO ASSUSTADOS, POIS NÃO O CONHECIAM. ENTÃO, O MUNDINHO, MUITO AMÁVEL, FOI DIZENDO:
__AMIGO, SEJA BEM-VINDO, VOCÊ PODE HABITAR AQUI CONOSCO.
E O HOMENZINHO AGRADECEU E FICOU.
O TEMPO PASSAVA E MAIS HOMENZINHOS CHEGAVAM PARA MORAR LÁ. O MUNDINHO, SEMPRE MUITO LEGAL, SORRIA PARA ELES E OS AJUDAVA.
MAS, COM O PASSAR DOS ANOS, O MUNDINHO FOI FICANDO DIFERENTE, NÃO SORRIA MAIS COMO ANTES E CHORAVA DE TRISTEZA. OS HOMENZINHOS CADA VEZ MAIS INVADIAM, DESTRUINDO SUAS FLORESTAS PARA CONSTRUIR COISAS QUE ACHAVAM IMPORTANTES. ESSAS COISAS SOLTAVAM FUMAÇA E SUJAVAM SEUS RIOS E LAGOS.
A POLUIÇÃO AUMENTOU, E NÃO DEMOROU MUITO PARA OS ANIMAIS COMEÇAREM A DESAPARECER. PORQUE JÁ NÃO PODIAM MAIS COMER NEM RESPIRAR. O MUNDINHO CHORAVA MAIS E MAIS A CADA DIA. SUAS LÁGRIMAS ERAM TANTAS E TÃO GRANDES QUE FORAM INUNDANDO TUDO. OS HOMENZINHOS FICARAM COM MEDO, POIS ALGUNS ESTAVAM SE AFOGANDO E MORRENDO.
ENTÃO, UM DELES FALOU PARA OS DEMAIS:
__ QUANDO CHEGAMOS EU DISSE QUE, PARA VIVER AQUI, ERA PRECISO TRABALHAR PRESERVANDO O MUNDINHO EM PRIMEIRO LUGAR, CUIDANDO DELE!
E O OUTRO CONTINUOU:
__E NÃO FOI O QUE FIZEMOS, POR ISSO AGORA ESTAMOS SOFRENDO...
TODOS, MUITO ARREPENDIDOS, CONCORDARAM COM OS DOIS E FORAM PEDIR DESCULPAS AO MUNDINHO PELA FALTA DE CONSCIÊNCIA, POIS SÓ HAVIAM PENSADO EM SI PRÓPRIOS E EM SEUS DESEJOS.
O MUNDINHO PENSOU, PENSOU, E TEVE UMA IDEIA:
__ AMIGOS, AINDA PODEMOS NOS SALVAR, É SÓ TRABALHARMOS JUNTOS PARA ISSO!
ASSIM, DAQUELE DIA EM DIANTE, TODOS UNIDOS INICIARAM UM TRABALHO MARAVILHOSO: CUIDAR DO MEIO AMBIENTE E PRESERVAR TODOS OS SERES.
***************************************************************************
A professora do Pré I Matutino Graciela Aparecida Meisterlim também trabalhando o projeto Mundinho azul confeccionou a história O Mundinho dos animais, desafiando e desenvolvendo o raciocínio lógico e geométrico oportunizando assim o aprender e o brincar ao mesmo tempo.
O Mundinho dos Animais
Era uma vez um mundinho. Onde viviam muitos animais, de vários tamanhos, tipos e cores. Os animais encontravam-se por todo o mundinho, em sua águas, rios, oceanos, lagos, terras, florestas, campos e cidades.
O cachorro vive na terra, possui quatro patas, tem o corpo coberto de pelos, se alimenta de ração e outros alimentos e nascem da barriga da mãe.
O coelho vive na terra, possui quatro patas, tem o corpo coberto de pelos, se alimenta de pastos e folhas verdes, nascem da barriga da mãe.
A cobra rasteja, vive na terra, se alimenta de ratos e outros pequenos animais e nascem de ovos.
Peixes animais que vivem na água, nascem de ovos, tem nadadeiras e seu corpo é coberto de escamas.
Sapos vivem tanto na água como na terra, respiram pela pele e se reproduzem por ovos, na água, alimentam-se de insetos.
Pássaros animais que tem o corpo coberto de penas, possuem bicos, asas, dois pés, nascem de ovos.
Morcegos possuem o corpo coberto de pelos, nascem da barriga da mãe, tem asas, gostam de lugares escuros, alimentam-se de sangue de outros animais e também de frutas.
Vamos proteger os nossos animais!!
*********************************************
*********************************************
ACHEI MUITO INTERESSANTE, POIS ALÉM DE CONTAR A HISTORIA VOCÊ TRABALHA COM A COORDEÑAÇÃO MOTORA E TODOS OS ALUNOS PARTICIPAM CONSTRUINDO A HISTORIA.
ResponderExcluirOlá profe, achei muito interessante boa dica de trabalho, desenvolverei como meu alunos também. Abraços...
ResponderExcluirQUE LINDO! ACHEI INTERESSANTE E MUITO CRIATIVO, PARABÉNS!
ResponderExcluirMuito Lindo! Parabéns pelo trabalho realizado.
ResponderExcluirAchei super interessante. Irei adaptar para as crianças da Creche II (2 anos)
ResponderExcluir